O que um blog profissional deve ter

O que um blog profissional deve terVocê conhece muito um assunto, é consultado pelos amigos para tirar dúvidas sobre o seu tema preferido. Pode ser que você entenda muito de moda, culinária, futebol, games, organização, viagens, ou outro assunto, e decide criar um blog. Assim, pode dividir aquelas dicas que só quem conhece bem o assunto pode saber. Mas, às vezes, você não sabe como criar um blog. É por isto que vamos lhe dar dicas do que um bom blog precisa ter, e ainda, fará com que você tenha uma renda considerável.

A diferença de um blog simples e um profissional

A grande diferença entre um blog simples e um profissional é a obtenção de renda. Algumas pessoas pensam em escrever um blog e encara isto como um hobby. Mas, a boa notícia é que mesmo sendo um hobby, um blog pode gerar renda. Você pode ganhar dinheiro com ele e é algo relativamente simples. A grande pergunta é: como posso aumentar a renda obtida com o meu blog? A resposta é: conseguindo mais público para o meu blog. Mais visitantes para seu blog significa maior possibilidade de cliques nos seus anúncios, e consequentemente, maior captação de renda (leia-se dinheiro).

Então, o que é preciso para ter um blog profissional?

Um blog profissional tem como características uma boa diagramação, privilegiando a leitura dos posts, mas possui uma área reservada para a inclusão de banners, além de ferramentas que trarão facilidade para os leitores, assim como a sua fidelização. Cada uma destas áreas do seu blog deve ser planejada de acordo com o padrão usado atualmente, ou seja, existe um padrão que os leitores de blogs seguem e isto torna a navegação muito mais simples e fácil para seu público. Vale a pena dar uma boa olhada em alguns blogs que você gosta sobre o assunto que você escreve, assim verá como é a diagramação básica do blog, ou seja, a disposição dos banners, do campo de busca, posts mais lidos, fotos do Instagram, etc. Alguns exemplos de sites sobre assuntos que você mais gosta estão no fim deste post, divididos por assunto.

Primeiro, é preciso criar o seu blog, e a melhor ferramenta para isto é o WordPress. Ele é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) bastante profissional e permite que várias ferramentas sejam adicionadas ao blog, de forma bastante simples para o gerenciamento. Se você já tem um blog e ele não é WordPress, vale a pena migrá-lo para esta plataforma. A Novabox poderá ajuda-lo nesta tarefa.

Como colocar banners no meu blog?

Normalmente os banners estão posicionados no topo do seu blog e também ao lado dos posts. Mas talvez sua dúvida seja como usar banners no seu blog. A dica é inscrever-se num programa de publicidade como o AdSense do Google. Ele é uma ferramenta que vai analisar o conteúdo do seu blog e também o assunto que o seu usuário costuma buscar, e mostrará o melhor banner quando ele visitar sua página. Assim, quando o usuário clicar no banner, você será recompensado pela exposição da publicidade. Seu dinheiro (em dólar) vai para uma conta do Google e você poderá retirá-lo a cada US$ 100.00. Existem outros programas de publicidade, e você poderá se inscrever neles de acordo com a sua necessidade.

Quais as ferramentas para medir o acesso ao meu blog?

Quem tem um blog profissional depende de volume de visitantes para aumentar sua renda. Portanto, é muito importante que seja usada ferramentas como o Google Analytics para medir a audiência do seu blog. A partir do Google Analytics, você poderá monitorar qual o seu público, a origem dos acessos, qual cidade acessa mais seu blog, os assuntos que rendem mais visitas, etc.

Preciso adicionar outras ferramentas para tornar meu blog mais profissional?

A inclusão de algumas ferramentas no seu blog o torna mais atrativo, mais fácil de ser usado e também garante que seu público consulte mais assuntos; mais assuntos, maior a possibilidade de cliques nos anúncios. Algumas ferramentas que tornam seu blog mais profissional e agradável:

  • Sliders: é aquela imagem grande que normalmente fica no topo do site, na página principal, mostrando os assuntos mais relevantes. As imagens vão deslizando (daí o nome slider) entre uma e outra.
  • Instagram: se o seu assunto é moda, culinária ou viagens, é uma ferramenta importante. Mostra imagens que você posta no Instagram e garante sempre algo novo no seu blog.
  • Últimos posts: mostra de forma simples de navegar os últimos assuntos do seu blog.
  • Posts relacionados: no fim de cada post, é possível mostrar automaticamente os assuntos relacionados, ou seja, aqueles que dividem as mesmas tags ou categorias. Um post relacionado tem uma maior probabilidade de agradar o leitor.
  • Redes sociais: deve ser usada como uma ferramenta de fidelização do seu público. Tanto as redes sociais devem trazer mais público para seu blog quanto seu blog deve apresentar as redes que utiliza, pois assim será mais fácil lembrar seu leitor quando um novo post estiver no ar.

Além destas, existem muitas outras ferramentas. Vai depender do assunto do seu blog e o quanto você quer interagir com o seu público e facilitar a sua vida de blogueiro ou blogueira. Lembre-se de que a meta é agradar o seu público, e isto terá como consequência uma maior renda.

Dá para melhorar a forma que você escreve para seu blog

Com certeza você conhece muito sobre o assunto do seu blog. Mas, para ter uma boa audiência, é preciso além de ter um domínio sobre o assunto, utilizar algumas técnicas de SEO. SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo facilitar o trabalho de buscadores para compreender seu site. Se um buscador (como o Google) entende bem o que tem no seu blog, ele poderá recomendá-lo quando alguém fizer uma busca. Estas técnicas envolvem inserir palavras chaves no seu texto, incluir metatags no seu site e também outras informações que facilite a varredura que os buscadores efetuam no seu blog. Também é recomendável inserir ferramentas de SEO no seu blog.

Quer ter um blog profissional? A Novabox vai te ajudar

A Novabox pode ajudá-lo a fazer com o que seu blog seja mais profissional, seja criando um blog para você ou migrando seu blog atual, inserindo ferramentas para tornar seu blog mais profissional. Oferecemos o serviço de migração e configuração do seu blog, inserção de ferramentas, substituição de tema ou templates, inclusão do seu blog em programas de publicidade e serviço de SEO.

Entre em contato (clique aqui) e deixe que a Novabox ajude você a ter um blog de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *